O Ciclo de Sinner
A eficiência de um processo de higiene e limpeza pode estar diretamente ligada à quatro fatores essenciais, conhecidos como Ciclo de Sinner.
Em 1960 o Dr. Herbert Sinner, na ocasião com mais de trinta anos de experiência, publicou uma declaração: “A limpeza é uma operação que consiste na aplicação de um detergente químico, a uma certa temperatura, durante o tempo necessário para dissolver ou amolecer os resíduos de modo que uma ação mecânica possa removê-los com facilidade”.
O Ciclo de Sinner é uma fórmula simples que serve para ilustrar o modelo que qualquer ação de limpeza deve seguir. Esses fatores podem ser combinados de maneiras diferentes, de acordo com a superfície, o tipo de sujidade e as ferramentas disponíveis. Por isso é fundamental entender cada variável, podendo realizar assim uma indicação que atenda às necessidades sem causar danos às superfícies e ao processo.
O Ciclo consiste em 04 fatores:
– Ação química: é a função dos produtos químicos de limpeza, que agem especificamente em um tipo de sujidade, fazendo com que se solte e facilite a limpeza.
– Ação térmica: consiste na eficiência da remoção das sujidades através de uma solução química em uma temperatura específica. Apesar de ter grande influência nos resultados, raramente se utiliza aquecimento em operações normais de limpeza.
– Ação temporal: tempo de ação ou de contato, é determinado pelo tipo de superfície a ser limpa, pelo nível de sujidade a ser removida, e pela escolha do produto de limpeza.
– Ação Mecânica: significa a ação exercida por máquinas ou equipamentos que geram pressão e fricção. Quando nenhum equipamento é utilizado considera-se que o operador exercerá a ação mecânica através da esfregação de fibras de limpeza, esponjas, escovas ou panos.
Segundo o Dr. Herbert, a redução de um fator pode ser compensada por qualquer um dos outros três fatores, dentro de um limite, garantindo um processo de limpeza eficaz.